Conservação Produtiva Gestão Sustentável da Propriedade Agrícola

Conservação Produtiva
Modernização da Gestão na Agricultura

Define-se como modernização, o processo de transformação, com mudança de atitude e adoção de novas tecnologias, com a finalidade de aumentar a produtividade das lavouras e o lucro das empresas rurais, além de atender as demandas sociais e ambientais.

Para que aconteça o processo de modernização da gestão na agricultura, algumas condições serão necessárias:

Predisposição do produtor em se modernizar.
É necessário mudar. Para se modernizar, o produtor deverá mudar hábitos, atitudes, comportamentos administrativos e, principalmente, está predisposto a exercer com eficiência as funções de planejamento, organização, direção e controle.

Conhecimento gerencial.
O gerente tem pela frente, uma série de desafios: sofisticação da tecnologia, escassez de recursos e mão de obra, imprevisibilidade, instabilidade, etc. Torna – se, portanto, necessário que ele aprimore seus conhecimentos em vários campos da ciência, busque informações e desenvolva habilidade de relacionamento e liderança

Tecnologia disponível baseada em resultados de pesquisas.
No imóvel rural, somente devem ser usadas técnicas aprovadas pelas pesquisas e realizadas de maneira correta por trabalhadores qualificados e, na época certa.

Recursos financeiros – Próprios e/ou de financiamentos.
Deve-se valorizar cada real destinado ao custeio e ao investimento da atividade. Lembre-se que os recursos obtidos através do credito agrícola devem atender a três condições:

  1. Ser suficiente, na medida em que cubra todos os itens a serem financiados;
  2. Ser adequado, com encargos financeiros possíveis de serem pagos através de receitas futuras;
  3. Ser oportuno, devendo está disponível quando da execução da tecnologia a ser utilizada.

Adequar a sua propriedade rural a legislação ambiental vigente
Para isso, é necessário conhecer os princípios, regras e leis ambientais que deverão constar no novo Código Florestal, com o objetivo de gerenciar os recursos naturais renováveis existentes, melhorando e conservando a biodiversidade, os recursos hídricos, as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e protegendo o fluxo gênico da fauna e flora de forma a manter o equilíbrio ambiental.

Fazer cumprir a função social da empresa
Observar o cumprimento da legislação vigente referente aos encargos sociais e normas de segurança no trabalho. È fundamental também, motivar seus empregados garantindo o fornecimento de benefícios para atender as necessidades básicas de suas famílias nas áreas de saúde, educação, lazer e moradia.

Ednaldo Ribeiro Bispo
Eng. Agrônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

RSS Notícias