Conservação Produtiva Gestão Sustentável da Propriedade Agrícola

Conservação Produtiva
Dez atitudes de um bom gerente

1 – Visitar periodicamente e em dias alternados suas áreas exploradas com cultivos, sempre na companhia do seu administrador, vistoriando os serviços que estão sendo realizados e orientando procedimentos a serem adotados.

2 –Investir somente em áreas agronomicamente adequadas e economicamente viáveis, ou seja, em plantações que ao serem aplicadas as novas técnicas possam responder com alta produtividade.

3 – Fazer um levantamento no seu imóvel, determinando a localização e o tamanho das áreas para conservação e as já ocupadas com cultivos, bem como efetuar a contagem do número de plantas safreiras e em desenvolvimento existentes.

4 – Elaborar um calendário anual das práticas agrícolas distribuídas mês a mês, (inclusive prevendo custos e receitas) revisando, ajustando e consultando-o mensalmente.

5 – Efetuar plantio de mudas nas falhas existentes, procurando elevar o número de plantas em todas as quadras ou roças dos cultivos explorados.

6 – Armazenar em locais adequados, orientar o controle e a manutenção dos equipamentos, máquinas, motores, ferramentas e insumos, existentes na propriedade.

7 – Conhecer o rendimento dos seus trabalhadores, analisar as diversas relações de trabalho, além do assalariamento ( empreitada, parceria etc.), e sua adequação cada tipo de serviço a ser executado, adotando sempre normas de segurança e cumprindo a
legislação vigente.

8 – Motivar seus empregados, garantindo boa qualidade de vida, com o fornecimento de benefícios que atendam às necessidades básicas de suas famílias, nas áreas de alimentação, saúde, lazer, educação e moradia.

9 – Promover treinamentos para sua equipe de trabalho, de acordo com as necessidades da mão-de-obra requerida pelas práticas agrícolas.

10 – Adequar sua propriedade às exigências da legislação ambiental, além de preservar e/ou recuperar os recursos naturais renováveis existentes em sua propriedade, visando manter equilibrado todo o ecossistema.

Ednaldo Ribeiro Bispo
Eng. Agrônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

RSS Notícias
  • Prêmio Nacional da Biodiversidade - PNB prorroga inscrições 31 de outubro de 2016
    As inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade (PNB) foram prorrogadas até 22 de novembro. O resultado será conhecido em 22 de maio de 2017, em Brasília, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Biodiversidade. Os finalistas recebem certificado de participação e os vencedores, um troféu.Continue lendo aqui […]
  • Fique atento ao horário do transporte entre a Sede e a 505 Norte 30 de março de 2015
    O transporte de servidores entre os edifícios Sede (Esplanada) e Marie Prendi (505 Norte) agora acontece por meio de vans, que saem em horários específicos.Fique atento à escala: Saída da Sede para a 505 Norte Saída da 505 Norte para a Sede 8h20 8h50 9h20 10h 10h40 11h10 11h30 12h 13h30 14h30 15h 15h30 16h 16h30 17h 17h30 […]
  • Confira a programação do carnaval de Brasília 4 de fevereiro de 2015
    Além da programação tradicional do carnaval das escolas de samba, Galinho da Madrugada, Pacotão e bailes nos clubes da cidade, os foliões brasilienses ganharam mais opções para curtir o carnaval em Brasília.Novos blocos de carnaval, cheios de criatividade e graça, surgiram a partir da iniciativa dos moradores da cidade e se tornaram ótimas alternativas para […]