Conservação Produtiva Gestão Sustentável da Propriedade Agrícola

Conservação Produtiva
Guia de boas práticas e certificação em propriedades de cacau

Vem ocorrendo um grande debate sobre o cultivo do cacau, voltado a como contribuir para a conservação dos recursos naturais, principalmente por conta da presença das árvores que provêm sombra aos cacaueiros. No entanto, se ampliarmos o foco, não olhando apenas o manejo do cultivo, mas a gestão das propriedades produtoras de cacau, sob a ótica de um planejamento sistêmico, é possível trabalhar a conservação da natureza em um sentido amplo, em busca da sustentabilidade.

Nessa abordagem sustentável, a conservação da flora e da fauna constituem aspectos importantes, bem como a saúde e a segurança dos trabalhadores, a conservação do solo e dos recursos hídricos, o manejo de resíduos, as boas relações com as comunidades e o manejo agrícola eficiente.

Este guia foi criado com o objetivo de orientar técnicos, gestores de cooperativas, grupos de produtores e demais interessados em realizar a adequação socioambiental de propriedades de cacau e de outros cultivos. As recomendações aqui contidas buscam facilitar o entendimento da Norma da Agricultura Sustentável, documento-referência de conceitos em agricultura responsável e também, utilizado internacionalmente para a certificação RAS , selo Rainforest Alliance Certified.

Esta publicação é fruto de uma parceria entre o Imaflora e o Instituto Cabruca, recebendo contribuições da Cooperativa Agrícola de Gandu – COOPAG, da Associação dos Produtores de Cacau – APC, e do Assentamento Nova Vitória. Nesses locais, foram realizadas palestras, diagnósticos em campo e workshops, no decorrer do ano de 2010, na busca por entender as particularidades do cultivo e incentivar as boas práticas
agrícolas de pequenos e médios produtores de cacau.

Você pode ter acesso ao guia completo clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

RSS Notícias