Conservação Produtiva Gestão Sustentável da Propriedade Agrícola

Conservação Produtiva
Linguagem Ambiental (Parte III)

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA)
Categoria de unidade de conservação cujo objetivo é conservar a diversidade de ambientes, de espécies, de processos naturais e do patrimônio natural, visando à melhoria da qualidade de vida, através da manutenção das atividades sócio-econômicas da região. Pública ou privada é determinada por decreto federal, estadual ou municipal, para que nela seja discriminado o uso do solo e evitada a degradação dos ecossistemas sob interferência humana.

BIODIVERSIDADE
Expressão que define a diversidade da vida na terra, fator primordial para a preservação do equilíbrio na natureza.

BIOTA
Conjunto das espécies que habitam uma região, incluindo desde os organismos unicelulares até as plantas e animais de grande porte.

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
Comprovação documentada do cumprimento dos compromissos assumidos por uma organização em respeito ao meio ambiente através de sua política ambiental e de seu sistema de gestão ambiental.

COMPOSTAGEM
Método de reciclagem de resíduos orgânicos capaz de transformá-los em adubo.

CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Atitudes que exprimem, de formas distintas, a preocupação com a natureza e com o meio ambiente: a conservação admite o aproveitamento controlado do ecossistema pelo homem, enquanto que a preservação privilegia sua intocabilidade.

ECOLOGIA
Ciência que estuda as inter-relações dos seres vivos com o meio ambiente.

ECOSSISTEMA
Unidade básica da natureza incluindo os organismos vivos em suas inter-relações com o ambiente de um local determinado, levando em consideração os processos físicos, químicos e biológicos que os relacionam.

IMPACTO AMBIENTAL
Qualquer modificação no meio ambiente, adversa ou benéfica.

POLÍTICA AMBIENTAL
Declaração de intenções e princípios de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental global.

RISCO AMBIENTAL
Potencial do dano que um impacto pode causar sobre o meio ambiente.

SEQUESTRO DO CARBONO
Fixação do carbono existente na atmosfera (sob a forma de dióxido de carbono, identificado como um dos principais contribuintes para o aquecimento global) através de iniciativas tais como projetos de florestamento e reflorestamento.

Extraído de: Brasil Escola – Glossário Ambiental e Gestão Ambiental Web Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

RSS Notícias